E vamos de post informativo...
Estudos mostram que entre os fatores emocionais o estresse está como principal motivo para dificultar o processo de cicatrização, em muitos casos pode levar a atrasos significativos do tempo de cura de uma lesão devido a vários desequilíbrios que podem provocar ao organismo.

Na minha prática clínica a abordagem sobre essa situação foi necessária (e tive retornos positivos) pois, com o apoio dos familiares, identificamos e minimizamos possíveis pontos de estresse em sua rotina durante o tratamento. E deu certo 😄🙌🏾
Mas então não é só tratar a ferida?
Não, infelizmente não basta focar apenas na ferida, em muitos casos temos que identificar fatores biológicos, sociais e até psicológicos (que não são tão evidentes assim), porém tem influência direta no resultado.
E o que fazer agora?
Converse com o profissional que está atendendo você, seja claro quanto suas dúvidas, seja transparente com suas angustias e suas expectativas no decorrer do seu tratamento, isso irá ajudar você a se sentir mais amparado, confortável e com disposição para encarar esse desafio.
É normal sentir medo e insegurança, ainda mais quando se trata de uma ferida instalada a muito tempo, mas o profissional precisa te ouvir e pode tornar esse processo mais tranquilo.
Está passando por uma cicatrização difícil? Eu posso te ajudar!
Chame no whattsApp para agendar sua avaliação:
19. 9.9334-8883
enf.katiateodoro
Comments